quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Campo de estágio IMEPEN - Instituto Mineiro de Ensino e Pesquisa em Nefrologia


A Fundação Instituto Mineiro de Ensino e Pesquisa em Nefrologia, Fundação IMEPEN, foi instituída em 1986 por iniciativa de professores da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora, com o objetivo de apoiar os Programas de Ensino, Pesquisa e Extensão da Disciplina e Serviço de Nefrologia da Universidade Federal de Juiz de Fora.
       Na assistência, a Fundação IMEPEN é referência no atendimento aos portadores de doenças renais, além de ser uma importante Unidade de apoio aos serviços de saúde públicos da rede municipal, estadual e federal, oferecendo suporte técnico e científico relativo aos procedimentos de média e alta complexidades. O atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde não se restringe ao município de Juiz de Fora. A Fundação IMEPEN também disponibiliza os seguintes Programas de Terapia de Substituição Renal: Hemodiálise, diálise peritoneal e transplante renal.
        Nessa Fundação, o Assistente Social compõe a equipe interdisciplinar, ilustrando uma contribuição educativa e política significante. Trabalha na garantia de direitos sociais e humanos, no exercício da cidadania e emancipação social. Atua no campo das políticas sociais, informando e orientando os pacientes sobre seus direitos. Tem suas principais ações voltadas para: aquisição de passe-livre municipal e federal; isenção de Imposto de Renda; Benefícios e Programas da Previdência e Assistência Social; Encaminhamento a programas e projetos da rede socioassistencial pública e/ou filantrópica; entre outras.
       Através da anamnese social, o profissional busca identificar a realidade socioeconômica e sanitária destes pacientes, a fim de desvendar as questões sociais que possam impactar ou paralisar o tratamento, reforçando a importância da participação familiar neste processo e trabalhando os determinantes sociais da saúde dos pacientes, familiares e acompanhantes.

Estagiária: Lara Queiróz

Nenhum comentário:

Postar um comentário