segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Estágio na Cesama






A CESAMA (Companhia de Saneamento Municipal do Meio Ambiente) é uma instituição de caráter público criada pela Lei Municipal número 776 de 12 de julho de 1990 e confirgura-se como uma empresa prestadora de serviços de saneamento básico que atende à população do município de Juiz de Fora.
O campo de estágio em Serviço Social na empresa está divido em duas frentes de atuação e conta com a colaboração de quatro acadêmicas que estão sob a orientação de duas assistentes sociais. A primeira delas é a "frente do trabalho". Nesta frente de atuação as atividades realizadas estão voltadas, principalmente, para práticas que visem assegurar e garantir os direitos dos trabalhadores.
A outra frente de trabalho está relacionada à questão socioambiental. Nesta, em virtude de demandas advindas de algumas comunidades de Juiz de fora está sendo elaborado um projeto na área socioambiental que visa promover uma ação socioeducativa junto à comunidade de Juiz de Fora, a fim de conscientizar a população sobre a importância do saneamento básico e do uso racional da água para a manutenção da saúde coletiva, cumprindo, assim, com a responsabilidade social da empresa e contribuindo para a formação de uma consciência crítica, de modo a reconfigurar a relação entre a comunidade e o meio ambiente.
Sendo assim, de modo geral pode-se perceber que a inserção das estagiarias em Serviço Social no espaço institucional da CESAMA é bastante “rica”, visto que participam cotidianamente da elaboração, planejamento e desenvolvimento das atividades. Além disso, em especifico, como experiência profissional posso acrescentar que “o estágio na CESAMA está me proporcionando uma vivência bastante elucidativa, visto que através dele posso compreender como se dá a intervenção do assistente social no campo empresarial; visualizando, assim, quais são os limites institucionais e como as assistentes sociais trabalham dentro destes limites institucionais a fim de manterem o compromisso ético-político da profissão”.

 Daniele Rodrigues.

Nenhum comentário:

Postar um comentário