sábado, 6 de novembro de 2010

Sobre o estágio no Centro de Atenção ao Cidadão (CAC-CMJF)


            As estagiárias, além de colaborarem nos atendimentos individuais de competência do Serviço Social, desempenham também atividades externas, como a participação na Escola de Cidadania (frente de trabalho desenvolvida com a colaboração do Serviço Social). A participação na Escola de Cidadania (que acontece mensalmente) pelo menos uma vez durante todo o período de estágio é requisito para a conclusão do mesmo.
            O Serviço Social do CAC é composto por uma assistente social e três estagiárias, sendo uma da Universidade Salgado de Oliveira e duas da UFJF. Campo de estágio há 9 anos, o CAC  se apresenta como um vasto campo de aprendizagem para estagiários de Serviço Social, pois permite uma diversidade de experiências, além de proporcionar um amplo conhecimento da área de assistência do município. Devido ao fato de estar em uma casa legislativa permite o aprendizado inclusive da dimensão política da atuação do serviço social.
            Os estagiários mantêm um contato direto com os usuários e recebem suporte constante da supervisora Flávia, buscando orientação quando necessário. Constitui um espaço de aprendizado, pois os alunos lidam com várias demandas o que faz com que a área de conhecimentos se amplie.
Inicialmente, os estagiários desenvolvem a função de observação, leitura e de reconhecimento institucional. Posteriormente, participam de todas as atividades pertinentes ao campo de estágio como atendimento ao público, assessoria quanto a acolhimento, relato e encaminhamento de denúncias do Disque – Idoso, assistência quanto à elaboração de projetos e relatórios, realização de visitas domiciliares (essas só acontecem em casos extremos, com grande complexidade), realização de busca de pessoas desaparecidas, acompanhamento dos projetos Escola de Cidadania e Câmara Itinerante, entre outras.
          No atendimento ao público, o principal instrumento de trabalho é a entrevista, através da qual se procura colher o maior número possível de informações, e o encaminhamento, que direciona o cidadão para a resolução de seu problema.
A preparação para o atendimento à população usuária se dá continuamente no cotidiano, através de contato direto com a supervisora de campo onde os casos são discutidos (até mesmo em conjunto com os demais profissionais que compõe a equipe do CAC, quando necessário).
Em suma, o intercâmbio com o curso de Serviço Social da UFJF é bastante positivo, visto que permite a visualização da relação prática e teoria, dando sustentação à atuação do profissional e ao aprendizado dos estagiários.

Juliana

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