sábado, 6 de novembro de 2010

O Serviço Social na Enfermaria Pediátrica do H.U./UFJF


A inserção do Serviço Social na enfermaria Pediátrica do Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora, visa atuar na construção do direito universal à saúde, tendo sempre como respaldo o projeto ético-politico que apontam para um paradigma de promoção da saúde e de compromisso com a autonomia e emancipação dos sujeitos sociais enquanto portadores de direitos.
Sua intervenção se realiza junto às famílias das crianças e adolescentes internados na Pediatria, visando sempre a socialização das informações, esclarecimentos e orientações quanto aos direitos sociais, buscando assegurar a universalidade de acesso aos bens e serviços de saúde para os usuários e suas famílias, bem como o acesso aos programas e políticas públicas.
O Serviço Social intervém planejando, organizando e promovendo o atendimento dos usuários da Instituição, identificando os aspectos sociais, econômicos e culturais relacionados ao processo de saúde / doença dos usuários e de suas famílias. Criando condições para que estes desenvolvam suas capacidades críticas, enquanto sujeitos portadores de direitos.
O Serviço Social, em sua ação profissional na assistência à saúde de crianças e adolescentes tem por objetivo identificar e intervir sobre as situações de vulnerabilidade social e violações de direitos, contribuindo para uma abordagem global da criança, para além da demanda imediata, no sentido de articular seus saberes para uma intervenção que procure respostas qualificadas às necessidades destes usuários, que perpassem todos os campos de suas vidas, não se restringindo somente à área da saúde.
Pode-se ressaltar a postura crítica adotada pelo Serviço Social da Enfermaria Pediátrica, que em sua intervenção junto às famílias sempre preza pelo sigilo profissional e pela ética, valendo-se do arcabouço teórico-metodológico adquiridos no decorrer da sua trajetória profissional, tendo como respaldo o Código de Ética para a prática de suas ações.
Para finalizar, pode-se frisar que a inserção do Serviço Social dentro da Enfermaria Pediátrica torna-se um potenciliador das ações que visam a garantia intransigente dos direitos dos usuários da saúde tanto das crianças e dos adolescentes internados, quanto de seus familiares.


Cristiane Magna de Oliveira Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário