sábado, 6 de novembro de 2010

Entrevista com a Assistente Social da Defesa Civil - Ana Cláudia Barreto



Qual a importância do Serviço Social nesta instituição?
   
A importância está no sentido de ser o elo entre a comunidade e a Defesa civil. Esta instituição sem o Serviço Social não tem como dar andamento nos atendimentos, pois realiza avaliações, visitas domiciliares, repassa material de construção quando a população precisa, no caso de desmoronamentos, destelhamentos, na época da chuva.

Como você vê a importância da comunicação para a atuação do Serviço Social?

A comunicação aqui na Defesa Civil é de suma importância. Devido à burocracia do Estado, a comunidade muitas vezes fica sem voz e não tem vez. É muito importante considerar que a população também tem opinião própria e por isso necessita de um canal aberto para ouvir e, principalmente, ser ouvida. A linguagem é fundamental. Tem que saber levar a informação até à população. Respeitar sua condição cultural e social. Melhor que saber falar é saber ouvir. É necessário um acolhimento a partir da linguagem.

Quais as maiores dificuldades para o Serviço Social na Defesa Civil?

Um dos maiores problemas daqui da Defesa Civil é a falta de recursos para atender ao cidadão como políticas específicas para a população afetada pela chuva. A população tem várias necessidades diferentes e por isso, precisa de políticas específicas que atendam sua demanda.

 Entrevista realizada por: Márcia

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